.

.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FICHA LIMPA - Decisão do STF pode mudar conduta de políticos.

“Entusiasmados com a validação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares e representantes da sociedade que atuaram na elaboração do texto preveem grande impacto sobre as eleições municipais de outubro. 

Também observam efeitos sobre a conduta de políticos no exercício do mandato, tutelados pelo risco de ver suas carreiras interrompidas precocemente, e sobre os partidos, com a tarefa de escrutinar a vida pregressa de quem pretende se eleger.

Diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa afirma que tenta emplacar a Ficha Limpa desde 2007, e reputa a decisão como uma vitória histórica.

- A decisão nos dá certeza que a sociedade mobilizada pode mudar a realidade. Faremos, agora, uma grande mobilização para que a população denuncie a compra e a venda de votos, e para que as pessoas divulguem o histórico de seus candidatos nas eleições de outubro – garantiu.

O projeto, rabiscado nas ruas e aprovado no Congresso, foi subscrito inicialmente por 33 parlamentares. Fernando Ferro (PT-PE) estava na lista e pondera que, agora, o momento serve para repetir a mobilização, em nome da reforma política. 
 (Fonte: Blog do Eliomar)
A declaração de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa pelo STF é um grande avanço na política de nosso país. Segundo entendimento da Corte Máxima, as regras já são válidas para as eleições municipais desse ano.

Diretamente a Lei torna inelegível cidadãos condenados por órgão colegiado, afastando de vez da política governantes que não tiveram o devido zelo com a coisa pública. 

Por outro lado, no meu Ponto de Vista o principal efeito da Lei, os atuais e futuros gestores públicos terão mais responsabilidade no emprego das verbas públicas e uma maior preocupação em respeitar as diretrizes da administração, sob pena de terem uma carreira prematuramente ceifada.
 . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário